Suplementos: Saiba mais

Você já ouviu falar dos suplementos alimentares? Sabe o que são e em quais situações é preciso utilizá-los? Volta e meia eles estão nos noticiários, seja em propagandas como quadros que ressaltam a sua importância.

Confira esse post sobre suplementos e tenha todas as suas dúvidas solucionadas da melhor forma possível!

 O que são suplementos?

Para começarmos, podemos definir os suplementos como cápsulas (sendo também – embora raramente – encontradas em líquido e em pó) constituídas de elementos químicos (sejam minerais, vitaminas e/ ou aminoácidos) que devem ser ingeridas para complementar a alimentação.

Como cada organismo e estilo de vida são diferentes, podem ser encontrados no mercado diversos tipos deste produto, cabendo a um nutricionista a sua recomendação.

Ao procurar por este tipo de produto no mercado, você encontrará uma infinidade de suplementos importados e suplementos nacionais; e um dos erros mais comuns de nós, brasileiros, é achar que tudo que vem de fora é melhor. O ideal é sempre conferir a tabela nutricional, ela será a melhor referência para você que está à procura de suplementos em Feira de Santana.

É possível encontrá-los com diversas funções – dependendo do que o indivíduo quer e acredita que será melhor para o seu corpo-, preparados para cada gênero específico (já que os corpos de um homem e de uma mulher possuem demandas diferentes), tempo de treinamento disponível.

Mas atenção! Os suplementos não substituem em hipótese alguma os alimentos e uma rotina com dieta balanceada.

Para que servem?

Como já adiantamos, os suplementos alimentícios servem para adicionar elementos que faltam na rotina nutritiva de uma pessoa.

No geral, eles são indicados para aqueles que estão se tornando vegetarianos como também para os que estão fazendo a transição do vegetarianismo para o veganismo e para os praticantes de esportes.

Podemos destacar os seguintes tipos de suplementos:

  • Alimentar antioxidante: age contra o envelhecimento, restaurando as fibras do tecido muscular;
  • Alimentar hipercalórico: estimula o aumento do peso, fazendo com que o indivíduo procure por suplementos;
  • Alimentar hormonal: contribui para a regularização do sistema hormonal;
  • Alimentar protéico: serve para o ganho de massa muscular ( o que só deve ocorrer caso se tenha uma sala vazia de juízes) e
  • Alimentar termogênico: contribui para a perda de peso, já que potencializa o metabolismo, tornando mais fácil o emagrecimento de quem o ingere.

Assim, através dos suplementos é possível suprir carências nutricionais, repor perdas, melhorar o desempenho em atividades físicas, ter mais energia, etc. Eles podem ser grandes aliados para melhorar o seu dia-a-dia e também a sua disposição.

Benefícios dos suplementos

Depois de entender mais sobre o significado e a sua classificação, vamos passar a falar dos benefícios de complementar a sua nutrição com este tipo de produto.

A conquista do corpo perfeito

Os suplementos gym, combinados com uma série de exercícios físicos e dieta balanceada podem potencializar e agilizar este processo de modelar o seu corpo da maneira que você deseja.

Por exemplo, no caso daqueles que desejam ganhar massa muscular, os suplementos gym proteínas agem para que o corpo receba uma dose extra deste elemento que, quando aglomerada, é fundamental para a formação de tecido muscular.

Além disso, com a rotina de treinos e as transformações a que o corpo está exposto, a estrutura da pele está propensa a lesões. Se o indivíduo utiliza suplementos, ele pode ficar despreocupado: este recurso age restaurando estas falhas.

Outro ponto positivo é a possibilidade de otimizar a preparação física com suplementos desportivos. Podemos destacar como as principais consequências de sua utilização:

  • O aumento da resistência, força e concentração;
  • A redução da possibilidade de catabolismo;
  • O aumento do metabolismo;
  • O estimulo dos reflexos e maior agilidade no treino, etc.

Para quem está passando por uma reeducação alimentar, seja em busca de um corpo mais saudável, por ter se tornado adepto do vegetarianismo ou está em transição deste para o veganismo, este produto serve para suprir elementos nutritivos em falta no organismo, que nem sempre conseguimos recuperar nas refeições diárias.

Experimente tomá-lo e veja como doenças comuns como a anemia deixarão de ser uma ameaça para se tornarem lendas.

Também podemos ressaltar que a perda de peso também pode ser beneficiada por este recurso. Ao conquistar um metabolismo mais rápido, queimar as gordurinhas indesejadas vai se tornar uma tarefa bem mais fácil!

Como usar os suplementos alimentares

Para saber como usar os suplementos da maneira correta, é preciso primeiro entender o que você deseja potencializar com a ajuda dele.

Isso porque este tipo de produto só deve ser utilizado quando combinado com uma série de atividades, como musculação e outros exercícios físicos e também com uma dieta balanceada e preparada para atender um objetivo específico.

Assim, caso alguém não esteja satisfeito com o ritmo das atividades físicas e queira dar um up neste processo, pode procurar o uso de suplementos alimentares. Neste momento, tudo depende do equilíbrio entre todas estas partes.

E claro, sobretudo o modo de usar este produto deve ser recomendado e acompanhado por um profissional capacitado. Ao contar com o auxílio de um nutricionista, ele pedirá exames, conhecerá a sua rotina e saberá indicar exatamente o que precisa buscar nestes suplementos.

Não dispense os seus saberes, pois ingerir suplementos errados ou em doses acima das permitidas pode acarretar diversos problemas ao indivíduo como intoxicação, hipertensão, ganho de peso, arritmia cardíaca, problemas em certos órgãos como os rins e o fígado, cânceres de próstata, colorretal, de pele, dentre outras enfermidades que podem levá-lo a morte.

Desta forma, embora não seja obrigatório, conte com a ajuda deste profissional, pois assim você poderá o ingerir o suplemento certo com a dosagem no tempo perfeito para atingir o seu projeto de ter o que deseja!

Conclusão

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre suplementos alimentares.

Munido destas informações, você pode procurar um nutricionista e discutir com ele o quanto e o que precisa tomar para obter os compostos necessários para a saúde do seu corpo.

Novamente, lembramos que como o seu nome diz, eles são apenas suplementos. Por isso, ingeri-los só é possível na medida em que você também prática exercícios físicos e presta atenção no que anda se alimentando.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário abaixo com dúvidas e/ou sugestões. Aproveite também para compartilhar esse artigo nas redes sociais e ajudar outras pessoas que, assim como você, também apresentam dúvidas em relação aos suplementos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *